A importância da validação os primeiros resultados divulgados

No dia 16 de junho, a farmacêutica bioquímica Helda Nogueira da Costa, Responsável técnica e Gestora da Garantia da Qualidade da Enzipharma, participou junto à laboratórios, fornecedores e distribuidores do Webinar promovido pela ABRAMED (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), com a presença de entidades do setor de saúde e diagnóstico: SBPC (Sociedade Brasileira de Patologia Clínica), SBAC (Sociedade Brasileira de Análises Clinicas), CBDL (Câmara Brasileira de Diagnóstico Laboratorial) e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O tema era “Testes para COVID-19: A importância da validação os primeiros resultados divulgados”.

O objetivo deste Webinar era abordar a preocupação de todas as entidades no uso correto de diferentes tipos de testes para Covid-19, como também a qualidade destes testes, hoje já disponíveis no mercado laboratorial. Para isso, foi elaborado um Programa de Validação e Avaliação de Kits de Diagnósticos para SARSCOV-2. Este programa conta com a parceria de laboratórios, fornecedores e um sólido conhecimentos científico. A realização destes testes através de um Protocolo, irá avaliar o desempenho dos mesmos quanto a sua sensibilidade, especificidade e reprodutibilidade, neste último, em intra e inter ensaios. Divulgar quais as virtudes de cada kit, no intuito de ajudar na interpretação dos resultados, quando doença aguda; soroconversão (aparecimento de IgG e de IgM, imunidade); para casos de resultados falsos positivos e na avaliação da recuperação do paciente.

Na evolução deste Programa, foi criado um site https://testecovid19.org , para divulgação dos resultados das validações, como também no conhecimento científico e diagnóstico atualizados da COVID -19. São testados kits de diferentes tecnologias, fluorimetria, testes imunocromatograficos, Elisa, Point of care, RT-PCR.

Uma iniciativa e um projeto muito importantes, para melhor testagem da população em geral!

Os Kit COVID-19, comercializados pela Enzipharma, já foram testados no Programa de Validação e os resultados estão disponibilizados no site